É oriunda da gélida Ucrânia mas foi de sombrero na cabeça e troféu nos braços que Lesia Tsurenko terminou a noite deste sábado em solo mexicano. A jogadora de 28 anos repetiu a proeza alcançada em 2017 e renovou o titulo de campeã do WTA International de Acapulco, derrotando na final a estreante suíça Stefanie Voegele (183.ª).
E que final! Na verdade, foi por muito pouco que o sonho da ucraniana não passou disso mesmo. O encontro começou da pior forma possível ao deixar escapar o set inicial após ter quebrado em primeiro lugar o serviço da adversária. Depois – já a meio do segundo set – viu-se um break abaixo e consequentemente com um longo e árduo caminho a percorrer. Mas Tsurenko não baixou os braços: conseguiu ir buscar todas as forças às profundezas das suas capacidades físicas e mentais, protagonizando uma fantástica recuperação rumo ao titulo.
A partida acabou por se definir pelos parciais de 5-7, 7-6(2) e 6-2, ao cabo de duas horas e 46 minutos. Para trás – além da última oponente – a sétima pré designada deixou pelo caminho adversárias mais cotadas como Kristina Mladenovic (14.ª do ranking e segunda cabeça de série) e Daria Gavrilova (26.ª e terceira cabeça de série), nos quartos de final e meias-finais respetivamente.
No discurso de vitória, a 40.ª classificada da hierarquia mundial mostrou-se naturalmente felicíssima pela conquista do quarto titulo da carreira. “Este é um torneio tão especial para mim. Foi fantástico!“, começou por dizer, antes de dirigir palavras elogiosas à adversária estreante em finais. “Stefanie, foi um duelo inacreditável. Foram quase 3 horas, estávamos ambas nervosas mas ainda assim lutámos até ao fim. Obrigado pelo encontro e pela experiência”, vincou.