PORTO – Já se antevia estreia difícil e quando chegou a hora as expetativas não tardaram a confirmar-se. João Monteiro, o segundo cabeça de série do Cascais NextGen Tour que se joga no Clube de Ténis do Porto, foi derrotado no encontro de estreia por Igor Sijsling, ex-top 60 ATP.
Aos 30 anos, o holandês natural de Amesterdão já não faz o que em tempos fez (agora é o número 392, mas em 2014 foi o 52.º classificado e pisou vários dos grandes palcos do circuito), mas provou que ainda é capaz de praticar muito bom ténis.
Na verdade, o único momento em que Igor Sijsling vacilou foi no jogo inaugural, quando ainda algo frio se deixou quebrar. Porque a partir daí, o ex-número 1 holandês pouco ou nada falhou e soube trabalhar bem em todas as zonas do campo.
Do outro lado, João Monteiro não conseguiu encontrar as soluções necessárias para enfrentar o potente serviço de Sijsling, que num dia bom conseguiu encontrar em todas as pancadas bases suficientes para fazer a diferença ainda em dois sets, com claros 6-2 e 6-1 em 1h02.
Depois das meias-finais em Vilamoura e dos quartos de final em Lisboa, João Monteiro cai à primeira num torneio do Cascais NextGen Tour pela primeira vez. E assim a corrida ao wild card para o Millennium Estoril Open fica mais difícil, porque Frederico Silva continua em prova (e já na segunda ronda, que joga ainda hoje).