De manhã, o França vs. Austrália no Campeonato do Mundo de Futebol. À tarde, o França vs. Austrália nas duas meias-finais de singulares do Libema Open, o ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch. E sempre o mesmo resultado: vitória dos franceses, com a garantia de que, este domingo, será um gaulês a levantar o troféu de campeão.
Na primeira meia-final do dia, o número 72 mundial Jeremy Chardy impôs-se a Matthew Ebden, com 6-4 e 7-5, para carimbar o acesso à sua primeira final de torneios do ATP World Tour desde o ano de 2009, quando foi vice-campeão em Joanesburgo e campeão em Estugarda. Mas contabilizando todos os torneios em que participa esta é a segunda final consecutiva para Jeremy Chardy, que hoje somou o 9.º triunfo consecutivo (na passada semana conquistou o Challenger de Surbiton, também em relva).
Depois, foi a hora de Richard Gasquet carimbar o acesso a mais uma final — a segunda da época, depois de ser vice-campeão em Montpellier. Mas o trabalho foi bem maior do que o do seu compatriota, dado que o segundo cabeça de série encontrou em Bernard Tomic, o australiano que tem andado “desaparecido” mas reencontrou, em ‘s-Hertogenbosch, o regresso a meias-finais do circuito, um adversário duro, que o forçou mesmo a três sets. 6-4, 6-7(2) e 6-2, ao fim de 1h46, foram então os parciais da vitória de Gasquet.
Se o compatriota procura o segundo título da carreira, Richard Gasquet é um tenista bem mais experiente nestas andanças: já jogou 29 finais e este domingo vai tentar igualar o registo de vitórias e derrotas (atualmente 14-15)
E assim, um dia que começara com os golos de Antoine Griezmann e Paul Pogba em Cazã terminou com as vitórias de Jeremy Chardy e Richard Gasquet em solo holandês. Domingo, apesar de se ter de esperar para ver quem será campeão, já se sabe, por isso, que será gaulês — e assim a França tem muitas razões para celebrar.