Frederico Marques, treinador e um dos grandes responsáveis pelos êxitos do melhor português de todos os tempos, foi a figura escolhida para a entrevista de perguntas de respostas rápidas da edição de maio da Notícias do Ténis.
Entre muitos outros temas, o técnico de 31 anos revelou qual foi a maior tristeza da sua carreira, um momento que foi vivido precisamente ao lado de João Sousa no maior evento desportivo do ano.
“A maior tristeza foi o encontro entre João Sousa e Del Potro, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Foi um encontro inesquecível, com excelente nível, e a vitória escapou por tão pouco”, recordou o lisboeta, referindo que a parte mais exigente do ténis é a “exigência emocional”.
“Apelido o ténis como o desporto yo-yo. Num momento estamos no auge e, no seguinte, estamos já em baixo”, constatou o treinador que trabalha com João Sousa desde 2011.
Quanto ao ténis português e o que precisa para evoluir, Frederico Marques destaca os verbos apoiar e acreditar como uma das fórmulas para chegar ao sucesso. “O ténis português precisa de maior apoio na formação e que os pais acreditem que é possível viver neste desporto”, afirmou, revelando que preferiria ter 6 jogadores no top 100 ao invés de 1 no top 10.
“Um tenista português no top 10 seria bom, mas seria melhor ter mais cinco no top 100. Significaria que Portugal estaria a trabalhar muito bem, desde a base, e não um único caso isolado”, contou.