Srdjan Djokovic, pai do atual número um mundial Novak Djokovic, parece não ter grande consideração por Roger Federer enquanto pessoa. Em entrevista à revista norte-americana Newsweek, Srdjan deu a sua opinião sobre os principais jogadores do circuito, onde naturalmente inclui Federer, mas acusou o suíço de não ser tão boa pessoa como é jogador.
“Todos têm o direito de ter a sua opinião, esta é apenas a minha. Quando a Sérvia jogou contra a Suíça em Genebra (em 2006), o Novak tinha apenas 19 anos. Ele teve problemas respiratórios, pelo que tinha dificuldades em aguentar-se durante os jogos e pontos longos. O Federer tentou a todo o custo desrespeitá-lo por causa do seu problema de respiração”, observou, admitindo ainda não perceber porque é que o suíço se mantém no circuito.
“Ele mostrou ser o melhor jogador no mundo, mas não a melhor pessoa nessa altura. Nunca ninguém tinha tratado o Novak dessa maneira. Eu não percebo porque é que o Federer continua a jogar ténis. Porque é que ele ainda joga? Ele já tem 34 anos”, acrescentou.
No que toca à relação de amizade de Djokovic com outros jogadores dentro circuito, como é o caso de Andy Murray, o pai do sérvio não tem dúvidas que a mesma será reforçada quando ambos acabarem a carreira. “Eles (Andy e Novak) cresceram juntos, são amigos incríveis. Jogaram juntos todos os torneios juniores e nunca tiveram um conflito. Sempre houve respeito entre eles. Nesta altura não podem ser bons amigos fora do ténis, porque são rivais, mas quando acabarem a carreira eles vão ser muito mais amigos do que são atualmente. Isto é para todos os grandes jogadores em geral”, justificou.
Além da relação com Andy Murray, Srdjan diz haver um grande respeito entre grande parte dos jogadores. “Gasquet, Monfils, Tsonga, Del Potro, Raonic, Ferrer, são todos grandes atletas. O Novak tem uma boa relação com todos eles. Todos devem ser amigos, ter respeito em relação ao outro, porque eles sabem o quão difícil foi para chegar onde estão hoje”, afirmou.
Quanto a Rafael Nadal, Srdjan Djokovic espera apenas que possa voltar ao seu melhor nível o mais rapidamente possível, porque o ténis precisa dele. “O Rafael Nadal tem sido a lenda de uma era, mas o seu jogo é muito diferente do do Novak e do Federer. Ele gasta muita energia em court. Com o seu estilo de jogo é muito difícil conseguir manter o seu nível alto, mas o ténis precisa dele. Ele tem de voltar, espero que consiga jogar mais dois, três anos a um grande nível”, concluiu, afirmando ainda que acredita que Novak “será o melhor jogador da história.”