Depois de duas épocas em que as lesões e os resultados menos positivos a fizeram descer no ranking mundial, Victoria Azarenka voltou a entrar no lote das dez primeiras classificadas após conquistar o seu segundo título da temporada em Indian Wells. A bielorrussa, em declarações feitas à WTA, afirmou que se sente bastante bem física e mentalmente e que ter as pessoas certas a seu lado a tem ajudado na sua evolução.
“Estou muito feliz por conseguir fazer tudo o que quero no court, movimento-me da maneira que quero, e vejo melhoramentos no meu jogo. Isto é o que me mantém animada e motivada, e ver que tudo tem resultado contra as melhores jogadoras do mundo faz com que eu queira trabalhar ainda mais duro”, disse a ex-número mundial, que já trabalhou com o português António Van Grichen.
A fazer uma época bastante positiva, Azarenka assume mesmo que está a jogar a um nível mais alto do que quando liderava a hierarquia mundial. “Saber que posso ser ainda melhor deixa-me entusiasmada. Isso ajuda-me a acordar de manhã e seguir em frente. Não há mais nada que eu queira fazer na vida neste momento, quero ter a melhor chance de conseguir seguir os meus sonhos. Estou a jogar melhor do que quando era número um mundial” , assumiu, acrescentando ainda que o facto de conseguir arranjar “armas” para sair de situações mais complicadas durante os encontros, foi um dos pontos cruciais que a fazem jogar melhor.
“Arranjei algumas maneiras de ganhar quando as coisas não estão a correr bem. Melhorei imenso o meu serviço, estou melhor mentalmente e tenho pessoas comigo que parecem não ter limitações. Isso é bastante importante, estar rodeado com boas energias e com pessoas que acreditam que tu não tens limites e que não te tentam apenas dizer como ficar na mesma” , finalizou a tenista de 26 anos, atualmente no 8.º posto da hierarquia.
Victoria Azarenka encontra-se esta semana a competir em Miami, onde fará a sua estreia na prova frente à porto-riquenha Mónica Puig (não antes da 1h30 da madrugada de sexta-feira para sábado em Portugal Continental e Ilha da Madeira). Recorde-se que a bielorrussa venceu o torneio norte-americano em 2009 e 2011.