O sérvio Novak Djokovic e a romena Simona Halep foram condecorados pela Federação Internacional de Ténis (ITF) como os campeões do Mundo do ano de 2018. O anúncio foi feito pelo órgão máximo do ténis esta quinta-feira.
Após uma temporada onde recuperou de uma lesão no cotovelo a tempo de vencer quatro títulos – incluindo Wimbledon e US Open – e de subir do 22.º ao 1.º lugar do ranking mundial, Novak Djokovic viu ser-lhe atribuída esta distinção pela sexta vez na carreira. O tenista sérvio iguala assim o registo de Pete Sampras, algo que o deixou particularmente satisfeito.
“Sinto-me honrado por ser novamente nomeado campeão do Mundo pela ITF. Estou particularmente orgulhoso por tê-lo conseguido depois de tudo o que passei em termos físicos durante esta época, mas uma parte de mim sempre acreditou que era possível regressar ao topo. É um sentimento de grande satisfação poder vencer o meu sexto título e igualar Pete Sampras”, referiu.
No panorama feminino, a romena Simona Halep conseguiu merecer a distinção pela primeira vez na carreira, após uma temporada onde chegou à final do Australian Open e onde conseguiu finalmente vencer o seu primeiro título do Grand Slam em Roland Garros.
“É uma grande honra ser nomeada campeã do Mundo pela ITF pela primeira vez. Tive um ano fantástico, venci o meu primeiro Grand Slam e terminei a época no topo do ranking. Ser reconhecida desta maneira é muito especial e dá-me uma maior motivação para continuar a preparar a próxima temporada”, disse a atleta nascida em Constança.
Os prémios vão ser entregues a 4 de junho de 2019, no jantar dos campeões do Mundo da ITF, que se vai realizar em Paris durante a quinzena de Roland Garros.
Confira os vencedores de todas as categorias:
Singulares masculinos: Novak Djokovic
Singulares femininos: Simona Halep
Pares masculinos: Mike Bryan e Jack Sock
Pares femininos: Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova
Ténis em cadeira de rodas (masculinos): Shingo Kunieda
Ténis em cadeira de rodas (femininos): Diede de Groot
Juniores masculinos: Tseng Chun Hsin
Juniores femininos: Clara Burel