Confirmou-se a tendência dos últimos três anos: Roberto Bautista Agut conquista sempre um torneio nas duas primeiras semanas da época e se em 2019 o espanhol optou por participar no milionário Qatar ExxonMobil Open, foi em Doha que conquistou o título.
Numa final muito disputada com o regressado Tomas Berdych, Bautista Agut mostrou-se mais forte nos momentos decisivos e venceu o checo por 6-4, 3-6 e 6-3 ao cabo de 2 horas de jogo.
O jogador natural de Valência foi o mais forte no set inicial, tendo quebrado o serviço do checo no sétimo jogo (6-4). Na segunda partida, a história repetiu-se, só que desta vez o set caiu para Berdych com um break no quarto jogo (3-6).
Apesar de ambos os jogadores terem tido várias oportunidades de quebrar o serviço do adversário no terceiro set, Bautista Agut conquistou o único break no quarto jogo e aguentou o serviço para fechar o encontro com um 6-3.
Depois de vencer em Auckland (2016 e 2018) e Chennai (2017) logo no início do ano, o jogador de 30 anos conquistou em Doha o nono título da carreira. Bautista Agut segue agora para Auckland, onde vai tentar defender o título conquistado no ano passado. O espanhol defronta na primeira ronda o argentino Leonardo Mayer.