Esteve perto, muito perto. João Domingues (214.º) foi afastado este sábado da luta pela qualificação para o quadro principal do Rio Open ao ser derrotado no seu primeiro encontro da carreira em torneios da categoria ATP 500.
O tenista natural de Oliveira de Azeméis teve como primeiro oponente o quarto cabeça de série da fase prévia, o sueco Elias Ymer (116.º), e esteve muito perto de conseguir surpreender o jovem de 22 anos
A jogar pela primeira vez na presente temporada sobre o pó de tijolo, o número três nacional foi derrotado pelo número um sueco pelos equilibrados parciais de 3-6, 7-5 e 6-3 em 2h20 de jogo.
Naquele que foi o segundo embate entre ambos — o anterior ocorreu em 2014 num Future no Egito com a vitória a sorrir na altura ao número 1 sueco — o tenista lusitano foi superior na primeira metade da partida, mas não manteve a superioridade, acabando por ver o seu oponente dar a cambalhota no marcador.
A excelente entrada no encontro que culminou com quatro jogos sem resposta foi decisiva para a conquista do primeiro set, a que seguiu um segundo muito equilibrado, com o mais jovem dos jogadores a inverter uma desvantagem de 1-3 (o português ainda teve ponto para 4-1) para igualar o marcador.
No terceiro set o controlo já esteve do lado da rede do mais cotado dos tenistas que dominou o parcial, conseguindo o apuramento para a última ronda do qualifying no Rio de Janeiro.
Impedido de continuar em prova, Portugal fica agora representado com Pedro Sousa e João Sousa no quadro principal. Quanto a João Domingues, este segue para São Paulo para tentar a qualificação para o quadro principal do Brasil Open.