À terceira foi de vez para Nuno Borges: depois de cair nas meias-finais em 2017 e 2018, o jogador maiato tornou-se esta sexta-feira no primeiro jogador português a chegar à grande final de singulares do NCAA Singles Championship, o Campeonato Nacional do prestigiado circuito universitário norte-americano.
Um ano depois de ter ficado a um ponto de fazer história, Nuno Borges — que entretanto se tornou no número um do ranking universitário dos Estados Unidos da América — conseguiu ir um passo mais longe graças à quinta vitória da semana em parciais diretos. Desta vez ao derrotar Alex Rybakov, o quarto classificado na tabela, por 7-5 e 6-3, confirmando o estatuto de primeiro cabeça de série.
Next Stop: #NCAATennis Singles FINAL!
Nuno Borges of @HailStateMT d. No. 3 Rybakov (TCU) 7-5, 6-3! pic.twitter.com/rlkGTY92VN
— NCAA Tennis (@NCAATennis) May 24, 2019
A realizar o último ano como jogador da Mississippi State, Nuno Borges (que ainda não abraçou o profissionalismo mas já chegou ao 455.º posto do ranking ATP e conta com oito títulos ITF no currículo (distribuídos de igual forma por singulares e pares) somou a 31.ª vitória consecutiva em encontros de singulares, continuando a aumentar o recorde de que se apoderou no início da semana.
À semelhança do que tem acontecido regularmente nos últimos meses, também este resultado significa mais uma página sem igual para a Universidade do Mississippi, uma vez que Borges não só é o primeiro português a chegar à final da prova mais importante do circuito universitário norte-americano como também o primeiro representante da escola a consegui-lo.
Na final, que está marcada para este sábado (dia 25 de maio) nos courts do USTA National Campus, em Orlando, na Flórida, o jogador natural da Maia terá como adversário ou Paul Jubb (de South Carolina e quarto cabeça de série) ou Aleksandar Kovacevic (do Illinois e sétimo pré-designado).
Travado na variante de pares
Se em singulares está a ter um enorme sucesso, em pares Nuno Borges não vai voltar a entrar em ação: ao lado do colega de universidade Strahinja Rakic, com quem defendia o estatuto de terceiro pré-designado, o jovem português perdeu um equilibrado confronto dos quartos de final com Timo Stodder e Preston Touliatos (Tennessee), por 6-4, 5-7 e 10-5.
Última atualização às 22h51.