O quadro principal do Qatar ExxonMobil Open, em Doha, arrancou esta segunda-feira, com dois cabeças de série a jogar o acesso à segunda ronda da prova. Filip Krajinovic, número 40 do Mundo e sexto melhor cotado da prova, conseguiu garantir o apuramento para a próxima fase numa maratona que encerrou o dia. Menos sorte teve o francês Adrian Mannarino, 43.º do ranking mundial e sétimo cabeça de série, que se despediu da prova.
O encontro do tenista gaulês foi, de resto, aquele que abriu a jornada. Frente ao cazaque Alexander Bublik (55.º), Mannarino teve muitas dificuldades para responder ao serviço do adversário. O tenista de 31 anos venceu apenas 15 pontos na resposta durante todo o encontro e só no segundo set conseguiu ter break points à disposição, tendo convertido um dos quatro que teve a favor. Mais coeso, Bublik somou a primeira vitória do ano em uma hora e 10 minutos, com os parciais de 6-3 e 6-4.
O outro cabeça de série em prova no dia de hoje veio fechar a jornada. O sérvio Filip Krajinovic teve pela frente um duro adversário em Kyle Edmund (69.º), mas acabou por sair por cima.
Depois de um primeiro set onde chegou a recuperar de uma desvantagem de 4-1 para uma igualdade a quatro jogos antes de ceder o parcial, Krajinovic reorganizou-se e partiu para o ataque no segundo parcial.
Os break points foram uma constante tanto de um lado, como do outro. O melhor cotado abriu o segundo set com uma quebra de serviço a favor mas, logo de seguida, Edmund conseguiu o contra break. Ao quinto jogo, Krajinovic voltou a descobrir o caminho para quebrar o “saque” do adversário e desta vez conseguiu fazer valer a vantagem até ao final, empurrando a decisão para a “negra”.
No derradeiro set, os dois voltaram a entrar numa troca de breaks. Edmund foi o primeiro a adiantar-se, logo no jogo inaugural, mas o sérvio conseguiu de imediato o contra break. Depois foi a vez de Krajinovic chegar a um segundo break e adiantar-se por 4-2, antes de Edmund responder na mesma moeda para chegar ao 4-3. No entanto, o britânico vacilou novamente no serviço quando procurava empatar o set e Krajinovic aproveitou para, ao fim de duas horas e 17 minutos, vencer com os parciais de 4-6, 6-3 e 6-3.
A jornada desta segunda-feira ficou ainda marcada pelas vitórias de Corentin Moutet (7-6[3] e 6-4 frente a Tennys Sandgren) e de Miomir Kecmanovic (6-4 e 6-2 frente a Jordan Thompson).
Qatar ExxonMobil Open
1.ª Ronda
Jeremy Chardy d. Gregoire Barrere, 6-3, 3-6 e 6-3
Aljaz Bedene d. Mikael Ymer, 3-6, 6-4 e 6-3
Alexander Bublik d. [7] Adrian Mannarino, 6-3 e 6-4
Corentin Moutet d. Tennys Sandgren, 7-6(3) e 6-4
Fernando Verdasco d. Pablo Andujar, 6-4 e 6-3
[6] Filip Krajinovic d. Kyle Edmund, 4-6, 6-3 e 6-3
Miomir Kecmanovic d. Jordan Thompson, 6-4 e 6-2