Uma cambalhota no marcador ditou o afastamento de Pedro Sousa do quadro principal de singulares do torneio Challenger de Punta del Este, onde procurava alcançar os primeiros quartos de final na nova temporada.
Sétimo cabeça de série fruto do 141.º lugar que ocupa no ranking ATP, o número dois nacional perdeu um encontro equilibrado para o italiano Alessandro Giannessi (147.º e nono pré-designado), parciais de 4-6, 6-3 e 6-4.
Depois de sobreviver a um primeiro set marcado por cinco quebras de serviço, Pedro Sousa não voltou a conseguir agarrar a liderança frente ao jogador transalpino: no segundo parcial ainda fugiu ao break no sexto jogo mas não o evitou minutos depois, enquanto na partida decisiva foi bem sucedido na tentativa de recuperar o break de desvantagem mas voltou a perder terreno no jogo depois.
O jogador lisboeta de 31 anos era o único representante luso ainda em prova no torneio sul-americano, uma vez que João Domingues — também ele pré-designado — caiu no encontro de estreia.
Atualizado às 20h08.