Poucas horas depois de Frederico Silva ter sido afastado na primeira ronda do qualifying do ATP 250 de Pune a seguir a vencer o primeiro set, também João Domingues foi eliminado no encontro de estreia na qualificação para o ATP 250 de Córdoba em situações semelhantes.
À procura da primeira presença em quadros principais deste nível desde o Millennium Estoril Open, o número três português e 171 ATP começou bem mas não conseguiu segurar a vantagem e perdeu por 5-7, 7-5 e 6-1 para Carlos Taberner, espanhol que surge ligeiramente atrás no ranking (é o 188.º).
Depois de um primeiro set em que fez a diferença com um break ao 11.º jogo (já tinha estado muito próximo de se adiantar ao sétimo), Domingues conseguiu manter-se na luta por um segundo parcial em que as oportunidades de break aumentaram e o marcador se compôs de forma instável. Mas as oportunidades desperdiçadas acabaram por ser demasiadas e o espanhol — que há menos de um ano deu que falar ao ganhar um encontro no Braga Open a servir sempre por baixo — igualou o encontro.
No terceiro set o jogador português de 26 anos voltou a ser o primeiro a ameaçar uma quebra de serviço, mas quer no primeiro jogo quer no quinto desperdiçou dois pontos de break para perder o serviço de imediato — golpes de sorte que se revelaram irrecuperáveis e ditaram o afastamento.
O resultado deixa Pedro Sousa como único representante português ainda em jogo neste Cordoba Open. O lisboeta discute o acesso à última de duas rondas da fase de qualificação com o jogador da casa Juan Pablo Ficovich (235.º), encontro esse que começou já perto do final da batalha entre Domingues e Taberner.
Última atualização às 17h53.