O número 2 nacional, Pedro Sousa, não conseguiu carimbar o apuramento para a segunda ronda da fase de qualificação do ATP 250 de Córdoba, na Argentina. Depois do afastamento de João Domingues, o lisboeta cedeu para Juan Pablo Ficovich, com parciais de 7-5 e 6-3.
Os dois jogadores já se tinham defrontado em outubro de 2019, no Challenger de Lima, no Perú. Na ocasião, Ficovich venceu em sets diretos e, por essa razão, Pedro Sousa procurava igualar o confronto direto esta tarde.
O serviço foi a melhor arma de ambos no primeiro parcial, com os jogos a serem ganhos com relativa tranquilidade. Os break points foram escassos, mas Pedro Sousa teve dois quando o adversário servia a 3-4. O luso não aproveitou e acabou ele por ceder o “saque” quando procurava adiantar-se por 6-5.
O arranque da segunda partida foi algo atribulado. Os breaks sucederam-se nos primeiros cinco jogos e foi Ficovich a sair por cima (3-2). Num último esforço para tentar evitar a derrota, Pedro Sousa ainda chegou a ter um break point para igualar o set a quatro, mas não capitalizou e perdeu de seguida o encontro ao serviço.
Com o desaire de Pedro Sousa, chega ao fim a participação portuguesa em Córdoba. No que diz respeito à ação no circuito ATP, resta João Sousa, que vai a jogo no quadro principal em Montpellier.
Atualizado às 19h09.