O primeiro dia de ação no quadro principal do Tata Open Maharashtra, na cidade indiana de Pune, foi difícil para os tenistas da casa. Ramkumar Ramanathan e Sumit Nagal entraram na quadra para defender a bandeira do país, mas acabaram afastados diante do seu público em duas maratonas de três sets.
Nagal, que ocupa o 125.º lugar na hierarquia mundial, não teve argumentos para o veterano Viktor Troicki (#191 ATP), que ultrapassou toda a fase de qualificação e já está na segunda ronda. O tenista sérvio arrancou e terminou em grande. Pelo meio, Nagal ainda venceu um tie-break para forçar uma terceira partida, mas não conseguiu sequer estar em condições de discutir a vitória em nenhum dos parciais que cedeu. Troicki, antigo número 12 do Mundo, venceu por 6-2, 6-7(4) e 6-1.
À espera do tenista sérvio na segunda ronda está o japonês Yuichi Sugita, quinto cabeça de série em Pune. O número 86 mundial precisou de apenas 73 minutos para se desenvencilhar do italiano Thomas Fabbiano (#134). O transalpino ainda ofereceu alguma resistência no primeiro parcial, mas perdeu a confiança na segunda partida e Sugita aproveitou para construir os parciais de 6-3 e 6-0.
Quem também está na segunda ronda é o alemão Cedrik-Marcel Stebe, que joga em Pune sob ranking protegido. O número 149 do Mundo, que em fevereiro de 2012 foi 71.º, impôs-se perante o veterano Ivo Karlovic (#121), com os parciais de 6-3 e 6-4. Na segunda ronda, Stebe vai defrontar o lituano Ricardas Berankis (#73). O tenista de 29 anos é o segundo cabeça de série e, por isso, tem direito a um bye na ronda inaugural.
A fechar a jornada desta segunda-feira, Ramkumar Ramanathan entrou em court para tentar fazer o que o compatriota Sumit Nagal não conseguiu: vencer. O indiano, que é o atual número 182 do ranking ATP, arrancou da melhor forma e “roubou” o primeiro parcial ao italiano Salvatore Caruso (#98).
No entanto, o transalpino subiu o rendimento nos parciais seguintes e apresentou um nível mais próximo do que se espera de um cabeça de série (é o sétimo melhor cotado em prova). A melhoria significativa no nível de jogo permitiu a Caruso operar a reviravolta e triunfar com os parciais de 3-6, 6-4 e 7-5. Na segunda ronda, o italiano pode ter novo adversário indiano, caso o wild card Arjun Kadhe (#612) leve a melhor sobre Jiri Vesely (#107).
Tata Open Maharashtra
Resultados de segunda-feira
1.ª Ronda:
[7] Salvatore Caruso d. [WC] Ramkumar Ramanathan, 3-6, 6-4 e 7-5
[5] Yuichi Sugita d. Thomas Fabbiano, 6-3 e 6-0
[PR] Cedrik-Marcel Stebe d. Ivo Karlovic, 6-3 e 6-4
[Q] Viktor Troicki d. Sumit Nagal, 6-2, 6-7(4) e 6-1