Esta quarta-feira foi dia de surpresas no Open Sud de France. Entre a conclusão da primeira ronda e o arranque da segunda, foi nos jogos correspondentes a esta última que aconteceu o inesperado. Grigor Dimitrov e Denis Shapovalov, quarto e terceiro cabeças de série, respetivamente, não tiveram boas estreias e acabaram eliminados de forma precoce.
O búlgaro Dimitrov, número 23 do Mundo, foi o primeiro a entrar em court para defrontar o francês Gregoire Barrere, carrasco de João Sousa na primeira ronda. O primeiro set não foi fácil – Barrere chegou a ter um set point a favor – mas Dimitrov lá conseguiu adiantar-se no marcador ao fim de quatro set points.
A resposta de Barrere surgiu num segundo parcial recheado de quebras de serviço, com o gaulês a manter-se mais sólido para forçar uma terceira partida. Na “negra” entrou em cena o drama: Barrere esteve com um break de vantagem durante praticamente todo o parcial, desperdiçou um match point no serviço de Dimitrov e foi quebrado a seguir, quando servia para fechar o encontro. Contudo, o número 91 do Mundo voltou ao ataque e conseguiu o contra break e uma nova oportunidade para concluir a partida ao serviço. Ao quarto match point, Barrere conseguiu uma das maiores vitórias da carreira, com os parciais de 6-7(4), 6-4 e 7-5.
Bem menos emotivo foi o encontro 100% canadiano entre Vasek Pospisil e Denis Shapovalov. A atravessar um momento menos positivo, o número 16 do Mundo não conseguiu oferecer grande réplica ao compatriota e acabou derrotado por 6-2 e 6-3, num encontro onde venceu apenas seis pontos na resposta. Shapovalov somou a quarta derrota nos últimos cinco encontros.
Gregoire Barrere e Vasek Pospisil são, por isso, os primeiros dois tenistas apurados para os quartos de final. O francês aguarda pelo vencedor do confronto entre Filip Krajinovic e Mikael Ymer, ao passo que o canadiano vai medir forças com Feliciano López ou com Richard Gasquet.
Open Sud de France
Resultados de quarta-feira
1.ª Ronda:
Feliciano López d. [8] Ugo Humbert, 6-4 e 6-1
Richard Gasquet d. Gilles Simon, 6-4 e 6-4
Adrian Mannarino d. Alexei Popyrin, 6-0, 6-7(7) e 6-0
2.ª Ronda:
Vasek Pospisil d. [3] Denis Shapovalov, 6-2 e 6-3
Gregoire Barrere d. [4] [WC] Grigor Dimitrov, 6-7(4), 6-4 e 7-5