As expetativas eram grandes e a ocasião não desiludiu: Roger Federer e Rafael Nadal brilharam no Cape Town Stadium da Cidade do Cabo, África do Sul, fizeram história e no final venceu o anfitrião.
Finalmente em solo africano, o tenista suíço de 38 anos cumpriu um sonho de criança ao realizar a sexta edição do Match for Africa na capital do país natal da mãe, Lynette, e para além do arquirrival-tornado-amigo contou com a presença de dois convidados muito especiais: Bill Gates, fundador da Microsoft, e Trevor Noah, comediante sul-africano.
Might this be the greatest rally of all time? 😅#MatchInAfrica pic.twitter.com/0LEPBLlWm2
— Tennis TV (@TennisTV) February 7, 2020
Na exibição mais aguardada do dia Federer derrotou Nadal por 6-4, 3-6 e 6-3. Antes já tinha celebrado uma primeira vitória ao unir esforços com o magnata norte-americano para vencer a dupla formada pelo espanhol e o sul-africano por 6-3.
Nas bancadas do Cape Town Stadium — um dos estádios do Mundial de Futebol de 2010 — estiveram cerca de 50.000 pessoas (números que ainda não são oficiais) que ajudaram a cumprir um dos objetivos do encontro de exibição: estabelecer um novo recorde mundial de assistência.
Mas o propósito principal da ocasião era outro: ajudar a Roger Federer Foundation a contribuir para a educação de milhões de crianças no continente africano e na Suíça, um trabalho que tem vindo a ser realizado desde muito cedo pelo tenista helvético e que conheceu um novo capítulo na quinta-feira, com uma visita a várias instituições e intervenientes na Namíbia.