Já são conhecidos os quatro semifinalistas da edição de 2020 do Tata Open Maharashtra, em Pune. A jornada desta sexta-feira teve reviravoltas e match points salvos, mas teve também uma vitória em sets diretos por parte de um dos cabeças de série.
O australiano James Duckworth, número 96 do Mundo e sexto melhor cotado no torneio indiano, foi quem conseguiu evitar o drama e despachar a questão em parciais diretos. Numa partida ainda assim equilibrada perante o qualifier Roberto Marcora (que vai subir para 166.º e atingir um novo máximo de carreira), Duckworth acabou por sair vencedor com os parciais de 6-3 e 7-6(4).
Verdadeiramente dramático foi o encontro que opôs Jiri Vesely (#107) a Ilya Ivashka (#152). Depois de um set para cada lado, os dois tenistas resolveram o encontro num tie-break no terceiro parcial que atingiu níveis épicos. Depois de salvar dois match points e de desperdiçar quatro, Vesely acabou por conseguir levar a melhor sobre o bielorrusso, com os parciais de 2-6, 6-1 e 7-6(11), e carimbou o regresso a umas meias-finais de torneios ATP.
Ainda na senda das reviravoltas, Ricardas Berankis (#73) e Egor Gerasimov (#90) são os últimos dois semifinalistas. Berankis, o melhor cotado em prova após o afastamento de Benoit Paire, chegou a estar com uma desvantagem de 6-4 e 2-0 perante o quinto melhor cotado, Yuichi Sugita (#86). Contudo, o lituano recompôs-se e foi a tempo de consumar a reviravolta, com os parciais de 4-6, 7-6(4) e 6-2.
Apesar da derrota de Ilya Ivashka, a Bielorrússia vai ter um representante nas meias-finais, isto porque Egor Gerasimov conseguiu operar a reviravolta perante Soonwoo Kwon (#88). O coreano venceu o primeiro set por 6-4 e teve dois break points quando Gerasimov servia a 5-5 na segunda partida. Kwon não aproveitou e o número 90 do Mundo acabou mesmo por dar a volta e chegar aos parciais de 4-6, 7-6(1) e 6-4.
As meias-finais jogam-se este sábado, com James Duckworth a defrontar Egor Gerasimov e Jiri Vesely a medir forças com Ricardas Berankis.