Chegou ao fim a campanha de Maria João Koehler no quadro principal de singulares do Driekleur Challenger Zeeland 2014. Na manhã desta terça-feira, a tenista portuense de vinte e um anos não resistiu à estreia na prova holandesa, falhando assim a confirmação do favoritismo e estatuto de cabeça de série.
Sem competir desde que foi derrotada na estreia em Maribor, há cerca de um mês, a segunda melhor jogadora portuguesa da actualidade (fruto do 218º posto que ocupa na hierarquia individual feminina) voltou a não conseguir impor o seu jogo, vendo a russa Marina Shamayko (#363 WTA) levar a melhor em apenas dois sets e pelos parciais de 4-6 2-6.
Uma vez mais, o encontro resolveu-se na eficácia em pontos de break: enquanto a tenista russa conseguiu converter cinco dos pontos de break de que dispôs (um deles a 2-3 no parcial inaugural, quando a jogadora portuguesa parecia bem encaminhada; outro a 0-1 no segundo parcial, para se colocar de vez no percurso da vitória), Koehler apenas levou a melhor em duas das cinco oportunidades que teve.
Derrotada em singulares, Maria João participará ainda na vertente de pares, onde, ao lado de Natalia Orlova, enfrenta na primeira eliminatória a dupla 100% holandesa composta por Nikki Lutthikuis e Inger Van Dijkman.
