O belga Zizou Bergs está a ter a melhor temporada de sempre. Aos 22 anos, o tenista natural de Lommel está a encontrar o seu espaço entre a elite e conquistou este domingo o terceiro Challenger da temporada. Depois das vitórias em São Petersburgo e Lille, Bergs saiu desta vez com o troféu em Almaty, no Cazaquistão.
Na final deste domingo, o número 259 mundial impôs-se a Timofey Skatov (399.º ATP), jovem promessa da casa e semifinalista no último Oeiras Open. Skatov até começou melhor e esteve mais perto do troféu, mas Bergs operou uma reviravolta e triunfou por 4-6, 6-3 e 6-2 em cerca de duas horas de encontro.
Bergs revelou um bom aproveitamento dos break points que teve ao dispor e isso foi crucial para o desfecho do embate. Para além disso, o facto do belga ter ganho 81% dos pontos jogados com o primeiro serviço também ajudou a que o sucesso fosse alcançado. Depois de ceder o primeiro parcial devido a um único break, Zizou Bergs respondeu na mesma moeda e só precisou de um break — depois de já ter desperdiçado quatro break points — para forçar o terceiro parcial. No último set, o domínio do tenista de 22 anos foi evidente e Bergs quebrou o serviço a Skatov por duas vezes para chegar ao triunfo.
Com o triunfo deste domingo vem também uma grande notícia para Zizou Bergs: vai subir ao 220.º lugar — máximo de carreira — do ranking ATP e ficar mais perto de entrar na fase de qualificação do US Open. Timofey Skatov, por outro lado, vai registar uma das maiores subidas da semana (73 lugares) e atingir um novo máximo de carreira no 326.º posto. O cazaque está agora cada vez mais perto de se estrear no top 300 mundial.
Challenger Almaty resultados