A prestação de Gastão Elias (250.º ATP) no Challenger 80 de Forli, em Itália, ficou concluída esta sexta-feira, com o desaire do tenista da Lourinhã nas meias-finais do evento transalpino perante o francês Quentin Halys (219.º).
O número cinco português, que ambicionava disputar a terceira final do ano no circuito secundário – depois de uma perdida e outra ganha no Jamor -, cedeu ao cabo de uma hora e 39 minutos perante o mais cotado, a quem sorriram os parciais de 7-6 (4) e 6-4.
No primeiro set daquele que foi o primeiro encontro entre ambos, uma quebra de serviço para cada lado levou a decisão para tiebreak, onde Quentin Halys foi mais eficaz nos momentos-chave para agarrar a liderança.
Gastão Elias não baixou a cabeça, mas o arranque da segunda partida ficou marcado por um novo break — o último do duelo — por parte do jogador francês. As tentativas de restabelecer a igualdade não foram bem sucedidas e o jogador gaulês alcançou a vitória.
Enquanto Quentin Halys marca duelo com o alemão Mats Moraing na final em Forli, Gastão Elias faz as malas para Milão, cidade por onde também passará, na próxima semana, o português Gonçalo Oliveira.