O australiano Alex de Minaur é o novo campeão do ATP 250 de Eastbourne, que regressou ao circuito esta temporada, após o cancelamento em 2020. O número 18 mundial esteve a perder por um set na final deste sábado, mas derrotou Lorenzo Sonego (27.º ATP) por 4-6, 6-4 e 7-6[5] para suceder a Taylor Fritz como o campeão do evento britânico.
Com Wimbledon já ao virar da esquina, o tenista de Sydney disputou a primeira final da carreira num piso que não o rápido e aproveitou para conquistar o quinto título ATP na nona final jogada. Após um primeiro parcial onde teve a vantagem de um break e acabou por deixar escapar, Alex de Minaur esboçou a reação e forçou um terceiro set graças a um break conseguido logo no primeiro jogo do segundo parcial.
Na derradeira partida, os dois tenistas fizeram do serviço a maior arma e os break points foram inexistentes. O parcial chegou ao tiebreak, onde Alex de Minaur aproveitou uma madeirada de Sonego para se adiantar por 3-1. O australiano segurou a vantagem durante alguns instantes e chegou a liderar por 5-2, mas Sonego venceu os dois pontos seguintes ao serviço e recuperou o mini break de atraso para empatar a cinco. Ainda ao serviço, o tenista de 22 anos chegou ao primeiro match point e colocou agressividade na resposta ao serviço de Sonego, de forma a terminar o encontro com um ponto junto à rede.
Antes de chegar ao All England Club, Alex de Minaur vai atingir um novo máximo de carreira. O tenista australiano vai subir esta segunda-feira ao 14.º lugar do ranking ATP e estrear-se entre os 15 melhores do mundo. Sonego, por outro lado, não vai sair do 27.º posto. O italiano, que esta temporada se sagrou campeão em Cagliari, tem agora um registo de 2-2 em finais ATP.