A pouco mais de duas semanas do início do primeiro Grand Slam da temporada, o Australian Open, é altura de analisar as principais candidatas ao título de singulares masculinos e também as que podem surpreender durante a realização da prova em Melbourne Park, a partir do dia dezasseis de janeiro.
Kim Clijsters levou a melhor na última edição, derrotando na final a surpreendente Li Na (que derrotou Caroline Wozniacki, número um mundial, nas meias-finais e meses depois viria a alcançar o topo na terra batida de Roland Garros), vitória que lhe permitiu voltar à liderança do ranking mundial durante sete dias.
- Kim Clijsters: é precisamente pela belga que começo esta previsão ao Australian Open. Com quatro torneios do Grand Slam conquistados, entre os quais o último Australian Open, a tenista belga de vinte e oito anos parece estar perto da sua retirada, mas já afirmou querer voltar a triunfar num evento Major e vencer a medalha de ouro em Londres; recuperada de uma lesão e bem preparada, Clijsters tem tudo para vencer novamente em pleno Melbourne Park: experiência, técnica, capacidade física e mental e ambição;
- Caroline Wozniacki: com cinquenta e uma das cinquenta e duas semanas de 2011 passadas na primeira posição, Caroline Wozniacki parece finalmente determinada em vencer um torneio do Grand Slam. Após a final perdida para Kim Clijsters em 2009 sobre os courts do US Open, a jovem dinamarquesa de vinte e um anos afirmou várias vezes nos anos seguintes não estar “preocupada com a falta de uma vitória num Major”, mas 2012 parece ser um ano de mudanças: com Ricardo Sanchez a treinador, o discurso da actual número um mundial (e do próprio técnico) mudou claramente de posição, passando agora a ser evidente o desejo de conquistar um torneio do Grand Slam já em janeiro;
- Maria Sharapova: quatro anos passaram desde a vitória de Maria Sharapova em Melbourne (o último Major conquistado pela jovem tenista russa), mas no Verão de 2011 a ex número um mundial esteve perto de voltar à grandes conquistas, perdendo apenas para a surpreendente Petra Kvitova na final de Wimbledon. Com um estilo de jogo melhorado e com a ambição e confiança renovadas, Maria Sharapova é uma séria candidata ao triunfo em solo australiano.
- Serena Williams: O nome de Serena Williams diz tudo. Apesar de ocupar uma modesta décima terceira posição no ranking mundial, devido a graves problemas de saúde que a abalaram nos últimos tempos, a tenista norte-americana voltou em grande forma para o final de 2011 e conquistou dois títulos, chegando também à final do Grand Slam do seu país. Com um dos lotes de armas mais distintos e variados do circuito, a norte-americana de trinta anos poderá aumentar para catorze o número de troféus Major conquistados se conciliar bem as suas armas e a forma física.
- Petra Kvitova, Li Na e Samantha Stosur: respectivamente segunda, quinta e sexta classificada na hierarquia mundial feminina, Petra Kvitova, Li Na e Samantha Stosur são três da quatro vencedoras de torneios do Grand Slam em 2011 (Kim Clijsters foi a outra vencedora, como já referido, triunfando em Melbourne) e têm armas para voltar a uma final: com o seu jogo rápido e potente, Petra Kvitova pode tirar proveito de uma eventual cobertura dos courts azuis e repetir uma final num Major, enquanto que Li Na (vencedora de Roland Garros na época transacta e, também de realçar, finalista em título do Australian Open) poderá voltar aos grandes resultados na terra dos cangurus, não esquecendo que a jogadora da casa Samantha Stosur também é experiente em finais do Grand Slam – título em 2011 no US Open e final de Roland Garros em 2010;
- Por fim mas não em pior posição para poder alcançar um triunfo em Melbourne, Victoria Azarenka: actualmente na terceira posição da hierarquia mundial feminina, a jovem bielorrussa provou em Wimbledon que tem armas para chegar longe em torneios do Grand Slam e ameaçar mesmo a conquista do título. Ex pupila de António Van Grichen, Victoria Azarenka pode ter 2012 como uma época anda melhor caso consiga vencer os jogos cruciais da sua temporada.
Não perca, dia 7 de janeiro de 2012: ‘Australian Open: os candidatos’ e dia 14 de janeiro de 2012: ‘Australian Open: a armada lusa’.
