Se em 1985 Wendy Turnbull acabou derrotada na terceira ronda do quadro principal do Australian Open após vencer os seus dois primeiros encontros por duplo 6-0, Maria Sharapova quebrou hoje a maldição e somou um triunfo sólido sobre a norte-americana Venus Williams, num dia em que Angelique Kerber, Agnieszka Radwanska, Li Na, Ana Ivanovic e Julia Goerges, entre outras também seguiram em frente.
Logo após o fecho do seu segundo encontro deste ano em Melbourne Park, Maria Sharapova começou a ser citada nos principais jornais da modalidade como a primeira jogadora a vencer os dois primeiros jogos de um torneio no Grand Slam por 6-0 6-0 desde 1985. Segundos depois, outra estatística começava a ser divulgada um pouco por todo o mundo: Wendy Turnbull, autora da proeza em Melbourne há quase vinte anos, tinha perdido o seu encontro da terceira ronda depois de uma fantástica entrada no torneio. A adversária de hoje era propícia uma eventual repetição desse ano, mas Sharapova, campeã em 2008, não deu quaisquer hipóteses a norte-americana Venus Williams, vencendo por 6-1 6-3. Na segunda semana do torneio, a jogadora russa de vinte e cinco anos (segunda pré-designada) terá pela frente a belga Kirsten Flipkens, que derrotou Valeria Savinykh por 6-2 4-6 6-3.
Num dos outros duelos mais aguardados desta jornada, Ana Ivanovic (também ela com grandes memórias de Melbourne, onde atingiu a final no ano em que Sharapova venceu a prova) derrotou Jelena Jankovic, carrasca de Maria João Koehler na segunda eliminatória, num duelo 100% sérvio e ao fim de apenas duas partidas, pelos parciais de 7-5 6-3, num encontro em que Ivanovic, vencedora de Roland Garros em 2008 e décima terceira cabeça de série na presente edição do Australian Open, chegou a servir para fechar a primeira partida quando liderava por 5-2, perdendo depois três jogos consecutivos.
Igualmente para a quarta ronda, e com vitórias em apenas duas partidas, avançaram Agnieszka Radwanska (quarta cabeça de série, 6-3 6-1 a Heather Watson), Angelique Kerber (quinta candidata ao título, 6-2 7-5 a Madison Keys) e Li Na (sexta pré-designada, 6-4 6-1 a Sorana Cirstea), enquanto a francesa Marion Bartoli falhou a defesa do estatuto de décima primeira favorita e acabou derrotada pela russa Ekaterina Makarova (que derrotou Michelle Larcher de Brito na primeira eliminatória) após três partidas, pelos parciais de 7-6(4) 3-6 4-6.
Ainda nesta sexta-feira, a alemã Julia Goerges e a chinesa Jie Zheng protagonizaram um dos duelos mais equilibrados do dia, ao adiarem a decisão final para a terceira partida. Apesar dos cinquenta e seis erros não forçados cometidos (contra os vinte e quatro da sua adversária), Goerges – décima oitava cabeça de série, que perdeu o controlo do encontro após vencer a primeira partida – acabou por conseguir levar a melhor, consumando a vitória por 6-3 1-6 7-5.