Cinco horas e dois minutos. Novak Djokovic precisou de cinco horas e dois minutos para ultrapassar um inspirado e confiante Stanislas Wawrinka, que chegou a estar perto de protagonizar a maior surpresa do Australian Open 2013 em plena Rod Laver Arena. Além do sérvio, também David Ferrer e Tomas Berdych avançaram para os quartos-de-final, enquanto na vertente feminina o dia acabou marcado pelas eliminações de Angelique Kerber e Ana Ivanovic.
Primeiro cabeça de série e campeão das duas últimas edições (tendo também vencido o torneio em 2008), Novak Djokovic viu Stanislas Wawrinka entrar muito confiante na partida e lutar por mais de cinco horas pelo apuramento (histórico) para os quartos-de-final. Depois de ter perdido dois match points, salvos pelo suíço com um ás e um excelente winner de esquerda, o suíço venceu o melhor ponto do dia para conquistar a vitória, após cinco horas e dois minutos e pelos parciais de 1-6 7-5 6-4 6-7 12-10.
Na jornada de terça-feira, Novak Djokovic (que se mostrou confiante em recuperar tranquilamente para o seu próximo encontro) terá pela frente o checo Tomas Berdych, que tal como David Ferrer venceu o seu encontro em três partidas. No outro jogo do dia, Janko Tipsarevic foi forçado a desistir devido a uma lesão no pé quando perdia com Nicolas Almagro.
No quadro principal feminino, o dia começou com a derrota em duas partidas de Angelique Kerber para Ekaterina Makarova, que repete os quartos-de-final alcançados no ano passado (etapa onde, uma vez mais, irá defrontar a sua compatriota Maria Sharapova, que ao perder apenas um jogo se tornou na jogadora a ter perdido menos jogos até aos quartos-de-final de um torneio do Grand Slam em toda a era open – foram apenas cinco, quatro deles frente a Venus Williams).
Agnieszka Radwanska, quarta cabeça de série, aumentou para treze o número de vitórias na presente temporada, onde ainda não largou qualquer set, ao ultrapassar a sérvia Ana Ivanovic num encontro em que a ex-número um mundial cometeu demasiados erros forçados. A sua próxima adversária será a chinesa Li Na, que venceu a alemã Julia Goerges em dois sets (depois de salvar um set point no primeiro) e que perdeu o seu único jogo em 2013 para a jovem polaca.