Li Na e Maria Sharapova foram as duas primeiras jogadoras a garantirem o apuramento para as meias-finais do Australian Open 2013, fase do torneio onde precisamente se defrontarão.
Sexta cabeça de série do primeiro torneio do Grand Slam do ano, a chinesa Li Na deu mais um passo decisivo em direcção à final (a que chegou em 2011, onde perdeu para Kim Clijsters), ao impor-se perante a polaca Agnieszka Radwanska, quarta favorita, em duas partidas, pelos parciais de 7-5 6-3.
Num encontro em que somou trinta e dois winners contra os dez da jogadora polaca (tendo, apesar disso, cometido quarenta erros não forçados, enquanto a sua adversária alinhou vinte e um), Li Na tornou-se na primeira jogadora a vencer um set e um encontro na presente temporada à mais experiente das irmãs Radwanska, que venceu os torneios de Auckland e Sydney.
A próxima adversária da jogadora chinesa será a russa Maria Sharapova, segunda cabeça de série. Com a vitória desta terça-feira perante a sua compatriota Ekaterina Makarova após dois sets, por 6-2 6-2, a vice-campeã em título do torneio chega às meias-finais com apenas nove jogos perdidos em todo o evento até à data, um recorde absoluto.
Além de ser claramente favorita à vitória no encontro de quinta-feira, Sharapova lidera ainda o confronto directo entre ambas, tendo vencido oito (três dos quais em 2012, nos únicos jogos que disputaram nessa temporada) dos doze encontros que já disputaram.
Fotografia de Roberto Cardoso / Curta Tênis gentilmente cedida ao Ténis Portugal.