Victoria Azarenka e Li Na disputam, a partir das 8h30 deste sábado em Portugal Continental, a grande final do Australian Open 2013. Depois de seis vitórias cada uma, as duas jogadoras têm agora pela frente o desafio que todas as derrotadas queriam ter e a oportunidade de começar a época com a conquista de mais um major, o segundo em ambos os casos.
Actualmente na primeira posição da hierarquia mundial, Victoria Azarenka entrará em campo com o objectivo de conquistar o seu segundo título em Melbourne, enquanto Li Na, sexta colocada no ranking WTA, procurará melhorar o resultado alcançado em 2011, quando atingiu a final.
No final da época transacta, Azarenka atingiu ainda a final do US Open, onde perdeu para Serena Williams, enquanto Li venceu o torneio de Roland Garros em 2011, meses depois de ter perdido a final de Melbourne para Kim Clijsters.
A jogar muito possivelmente o melhor ténis da sua carreira, a jogadora asiática de trinta e um anos deverá – após o episódio de Azarenka frente a Stephens na meia-final – ter grande parte do público do seu lado. Além disso, Li entrou em Melbourne bem mais rodada que a bielorrussa, ao ter vencido o torneio de Shenzhen e ter alcançado ainda a meia-final em Sydney, e derrotou no major australiano adversárias que a submeteram a desafios maiores: Sorana Cirstea, Julia Goerges, Agnieszka Radwanska e Maria Sharapova, todas elas cabeças de série e jogadoras sempre perigosas, enquanto Azarenka apenas enfrentou uma pré-designada, Sloane Stephens, antes de chegar à final, tendo vencido nos quartos-de-final a ex-número dois mundial Svetlana Kuznetsova. Contudo, foi a número um mundial quem perdeu um set rumo à decisão (na terceira ronda, frente a Jamie Hampton).
Com cinco vitórias (quatro delas nos últimos quatro encontros que disputaram) contra quatro derrotas, Azarenka parte, no entanto, com vantagem no confronto directo entre ambas para a final de amanhã, apesar da chinesa ter vencido os dois jogos que realizaram em torneios major.
