Segunda classificada no ranking mundial feminino, a bielorrussa Victoria Azarenka garantiu esta sexta-feira o apuramento para a final de singulares femininos do US Open pelo segundo ano consecutivo, defendendo assim os pontos conquistados em 2012 no USTA Billie Jean King National Tennis Center of Flushing Meadows, Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Aos vinte e quatro anos, a jogadora bielorrussa continua a afirmar-se como uma das melhores jogadoras da actualidade e somou hoje uma nova vitória em apenas três partidas para seguir para a final do major norte-americano, derrotando a italiana Flavia Pennetta pelos parciais de 6-4 6-2 ao cabo de apenas uma hora e trinta e dois minutos de encontro.
Estatísticas do encontro:
Flavia Pennetta: 1 ás, 3 duplas faltas, 44% de primeiros serviços colocados (48% desses pontos ganhos), 5 de 6 break points convertidos, 12 de 20 pontos ganhos na rede, 19 winners, 23 erros não forçados, 54 pontos ganhos no total.
[2] Victoria Azarenka: 0 ases, 6 duplas faltas, 56% de primeiros serviços colocados (57% desses pontos ganhos), 8 de 13 break points convertidos, 20 de 30 pontos ganhos na rede, 15 winners, 25 erros não forçados, 69 pontos ganhos no total.
Ao longo do embate, Pennetta apenas venceu por uma vez o seu jogo de serviço, conseguindo quebrar por cinco vezes o serviço de Azarenka, que, surpreendentemente, somou menos winners e mais erros não forçados, o que no entanto não teve influência na definição da vencedora do encontro.
Na grande final, que será disputada no domingo (dado que a USTA decidiu adiar em um dia a realização das finais até 2015), Victoria Azarenka medirá forças com a vencedora do embate entre a norte-americana Serena Williams e a chinesa Li Na, respectivamente primeira e quinta cabeças de série.