Rui Machado e Maria João Koehler serão as grandes figuras dos Campeonatos Nacionais Absolutos de 2013, que, segundo avança a Federação Portuguesa de Ténis, contarão ainda com as presenças de João Domingues e Frederico Silva – outras das duas principais figuras do ténis masculino da actualidade.
A disputarem-se entre os dias 15 e 22 de setembro no Clube de Ténis do Estoril, que já acolheu uma final de pares femininos do Portugal Open, os quadros principais do Nacional de Absoluto distribuem, no total, 20.000 euros em prémios monetários (12.000 na vertente masculina e 8.000 na feminina), razão pela qual a lista de inscrições conta com quatro jogadores integrantes dos rankings mundiais.
Maria João Koehler, que já conquistou o título por cinco vezes, planeava disputar o WTA do Quebeque, mas acabou por não viajar para o Canadá devido a uma amigdalite. Desta forma, o próximo torneio da tenista portuense (que alcançou a primeira ronda do quadro principal em Flushing Meadows) será mesmo em solo nacional.
Na vertente masculina, Rui Machado encabeça a lista de nomes e assume-se como o grande candidato ao título (que venceu em 2008). Ex-top60 ATP, o tenista algarvio defenderá as cores de Portugal na terceira e última eliminatória do Grupo II da Taça Davis entre os dias 13 e 15 mas nem isso o afasta do mais importante torneio do circuito sénior português. João Domingues, campeão de 2011 e actual 553º colocado na tabela ATP, e Frederico Ferreira Silva, #747 classificado e campeão do US Open e de Roland Garros na vertente de pares do circuito júnior, também estarão em prova.
As inscrições para os quadros principais fecham na segunda-feira, dia 9 de setembro, às 23h59, pelo que apenas algumas horas depois deverão ser conhecidas as listas completas.