Durou pouco a participação de Gastão Elias nos quartos-de-final do quadro principal de singulares do Campeonato Internacional de Tênis de Campinas 2013, dado que ao cabo de apenas uma hora e seis minutos o segundo melhor jogador português da actualidade acabou afastado na fase em questão do torneio Challenger brasileiro, disputado em terra batida ao ar livre.
Quarto cabeça de série da prova e actual 132º classificado no ranking mundial masculino, o jogador português de vinte e dois anos não conseguiu confirmar o teórico favoritismo sobre o argentino Maximo Gonzalez, oitavo pré-designado e #187 ATP, acabando derrotado pelos parciais de 1-6 3-6.
Estatísticas do encontro:
[4] Gastão Elias: 4 ases, 7 duplas faltas, 41% de primeiros serviços colocados (72% desses pontos ganhos), 0 de 0 break points convertidos, 35 pontos ganhos no total.
[8] Maximo Gonzalez: 2 ases, 3 duplas faltas, 47% de primeiros serviços colocados (86% desses pontos ganhos), 4 de 8 break points convertidos, 54 pontos ganhos no total.
Na próxima semana, Elias participará no Challenger de Porto Alegre, onde deverá ser mais uma vez um dos principais candidatos ao título.