Além do novo torneio inserido no calendário para a época de 2014 – Rio Open, que se jogará entre os dias 17 e 23 de Fevereiro – a WTA anunciou novas regras relativas à pontuação no circuito.
Para além dos pontos atribuídos nas primeiras eliminatórias dos Premiers Mandatory, que vão passar de 5 para 10, a entidade anunciou ainda que haverá mexidas nos pontos distribuídos nas fases de qualificação: se por um lado os pontos obtidos nas fases de qualificação de torneios WTA International vão aumentar, por outro, aqueles destinados ao qualifying dos Majors vão diminuir com o intuito de ajustar em relação aos pontos dos Premiers.
Através destas novas regras, a WTA pretende, de certa forma, uniformizar a pontuação das eliminatórias nas várias categorias de torneios existentes no circuito.
Recorde-se que os rankings da WTA estão assentes num sistema acumulativo ao longo de 52 semanas sendo que o ranking das jogadoras é determinado pelos resultados destas num máximo de 16 torneios em singulares e de 11 na variante de pares, razão pela qual apenas serão contabilizadas as alterações nos pontos conquistados a partir do próximo dia 28 de dezembro (que marca o arranque da temporada).