Está concluída a primeira jornada do ATP 250 de Brisbane, um de três torneios de preparação para o Open da Austrália, que consta no calendário do circuito masculino.
Naquele que foi o primeiro jogo do dia, o australiano Marinko Matosevic (61º ATP) acabou por inverter a desvantagem de um set frente ao francês Julien Benneteau (35º do ranking) carimbando, deste modo, o seu passaporte para a segunda ronda da prova. No final, o marcador fixou-se nos parciais de 5-7 6-4 7-6(4) ao cabo de 2h41 de jogo.
No court 2 e após dois jogos referentes ao quadro feminino, foi a vez do WC James Duckworth (136 ATP) e do “finlandês voador” Jarkko Nieminen (39º da hierarquia mundial) medirem forças. Sem surpresas e num encontro que durou pouco mais de 1 hora (1h12), o experiente Nieminen venceu o seu oponente por 6-2 6-3, rubricou 5 ases e fez valer a sua maior experiência e “sangue frio” nos momentos decisivos: anulou 5 em 5 pontos de quebra. Na próxima ronda, Jarkko Nieminen será o anfitrião de Roger Federer na edição deste ano do torneio australiano.
O croata Marin Cilic (37º ATP) – que, recentemente, se viu envolvido numa suspensão por doping – e o uzebeque Denis Istomin (45º do mundo) protagonizaram, no court 1, aquele que, à partida, era um dos embates mais aguardados nesta jornada. Frente-a-frente dois excelentes servidores e ambos bastante agressivos no ténis que praticam. No final, a vitória acabou por cair para o lado do croata pelos parciais de 6-7(3) 7-6(5) 6-4, em 2h21 de jogo.
No penúltimo encontro do dia que trouxe ao court 2 o gigante norte-americano Sam Querrey (46º ATP) e o russo e sétimo cabeça-de-série do torneio Dmitry Tursunov (29º do ranking), foi o número 2 norte-americano que conseguiu tirar o máximo partido seu poderoso serviço (assinou 18 ases) e numa partida em que apenas viu o seu saque ameaçado por 3 vezes (salvou 2 pontos de quebra) acabou por levar a melhor frente a Tursunov pelos parciais de 7-5 6-4 (1h16). Nos oitavos-de-final da competição tem encontro marcado com Matosevic.
Finalmente, no embate que colocou frente-a-frente o quinto pré-designado do torneio e finalista vencido na edição do ano passado, Grigor Dimitrov (número 23 mundial) derrotou o holandês Robin Haase (43º ATP) em dois sets fáceis, 6-2 6-3 em apenas 58 minutos de jogo. Num jogo de sentido único em que o número 1 búlgaro não enfrentou qualquer ponto de quebra foi evidente a maior supremacia de Dimitrov de quem, legitimamente, se espera bastante nesta temporada de 2014 que agora começa. Na próxima ronda o búlgaro irá medir forças com Marin Cilic naquele que será o primeiro encontro entre ambos.
Recorde-se que este torneio de Brisbane tem um prize money de, aproximadamente, 452 mil dólares e acontece na mesma semana do ATP 250 de Chennai (Índia) e do ATP 250 de Doha (Catar).