O veterano Lleyton Hewitt – número 2 australiano e 60º da hierarquia mundial masculina – rubricou uma exibição segura para carimbar a sua passagem aos oitavos-de-final do ATP 250 de Brisbane. Hewitt derrotou Thanasi Kokkinakis – jovem talento australiano de 17 anos que furou a fase de qualificação – pelos parciais de 7-5 6-3 ao cabo de 1h40 de jogo. No final do encontro, na conferência de imprensa, Hewitt, de 32 anos, referiu que “Kokkinakis tem muito ténis bom, é agressivo. Será, definitivamente, um grande jogador no futuro”, observou o ex-número 1 mundial.
Nas outras partidas, destaque para as vitórias do espanhol Feliciano Lopez (28º ATP) e do francês Jeremy Chardy (34º do ranking ATP) que venceram o cazaque Mikhail Kukushkin (67º ATP) e o francês Adrian Mannarino(59º do mundo), respectivamente. Lopez levou a melhor por duplo 6-4 enquanto Chardy derrotou o seu compatriota por 7-6(4) 7-5. Na próxima ronda, Feliciano Lopez irá medir forças com Hewitt ao passo que Jeremy Chardy voltará a defrontar um compatriota seu, desta feita, Nicolas Mahut (50º ATP) que inverteu a desvantagem de um set frente ao holandês Igor Sijsling (70º do mundo) acabando por vencer pelos parciais de 3-6 6-4 6-4.
A jornada ficou completa com as vitórias de Matthew Ebden (68º ATP) frente ao lucky loser Alex Kuznetsov (142º do mundo) – repescado da fase de qualificação devido à desistência, por lesão no ombro direito, do australiano Nick Kyrgios – pelos parciais de 6-3 6-4, do romeno Marius Copil(147º ATP) frente ao nipónico Yuichi Sugita (170º ATP) por 7-6(5) 6-7(2) 7-6(7) e do gigante australiano – detentor do recorde de serviço mais rápido do mundo (263 km/h) – Samuel Groth (172º do mundo) frente ao norte-americano Ryan Harrison (100º ATP) por 7-6(3) 7-6(2). Nos oitavos-de-final Ebden tem encontro marcado com o japonês Kei Nishikori (17º ATP), ao passo que Copil irá bater-se com o francês Gilles Simon (19º ATP) e Groth com o sul-africano Kevin Anderson(20º ATP).
Para a contenda de amanhã, as atenções estarão voltadas para a estreia de Roger Federer (frente a Jarkko Nieminen), na variante de singulares, na edição deste ano do torneio. Recorde-se que o suíço, actual 6º classificado do ranking ATP, é o parceiro de Nicolas Mahut na variante de pares, em Brisbane. Na primeira ronda, a dupla franco-suíça deixou pelo caminho a dupla Rojer & Tecau pelos parciais de 7-5 7-6(5).