Diário de Frederico Marques – 1ª entrada

Esta segunda-feira começa uma nova etapa no Ténis Portugal. A partir de hoje e com alguma frequência, Frederico Marques (que tem vindo a acompanhar João Sousa à medida que ambos evoluem no circuito mundial) deixa-nos os seus pontos de vista, relatos e análises às viagens que realiza ao lado do tenista vimaranense.
Nesta primeira edição do ‘Diário de Frederico Marques’, inspirada na rúbrica semelhante do Eurosport precisamente com João Sousa, pode ficar a saber mais sobre a estadia dos dois em Montpellier e sobre os primeiros dias em Barcelona.

Tudo começou com a chegada do João a Barcelona. Ele veio da Eslovénia, de jogar na Taça Davis, e chegou na segunda-feira ao meio dia e foi directo para casa almoçar. Fomos para Montpellier logo depois de almoço porque ainda queríamos treinar à tarde. Montpellier está a três horas de Barcelona de carro por isso era a maneira mais rápida de chegar ao torneio.

Viajámos directamente até ao clube e treinámos com o Gilles Simon. Foi um bom treino de uma hora com um jogador de grande nível, a que se seguiu um jantar no clube porque o torneio oferecia jantar grátis. Chegámos ao hotel por volta das 23h bastante cansados. Nesta semana tivemos o prazer contar com a namorada do João (Julia Villanueva) e o nosso manager (Miguel Ramos). Depois de jantar e nas horas mortas aproveitámos para jogar às cartas, onde a melhor era sem duvida a namorada do João (somos todos muito fraquinhos a jogar ao king).

No dia seguinte acordámos bem cedo pois tínhamos treino marcado com o Teymuraz Gabashvili, o parceiro de pares do João; o encontro estava agendado para as 13h30 pelo que tivemos de aquecer antes do mesmo. O resultado não foi lhes foi favorável e depois fizemos uma boa sessão de estriamentos e jantamos mais uma vez no clube – sempre que os torneios oferecem jantar optamos por essa opção. Não é frequente ver muitos jogadores de singulares a jantar no clube, mas as nossas condições económicas ainda não são as melhores então aproveitamos.

No dia do primeiro jogo de singulares aquecemos cerca de uma hora e meia antes para podermos estar no court durante trinta minutos e termos mais uma hora para preparar tudo. O João afectou o jogo e depois fizemos uma sessão larga de recuperação. No dia seguinte, aquecemos de manhã e descansámos um pouco antes de almoço. Ao encontro seguiu-se uma nova sessão de recuperação e voltámos directamente para Barcelona, visto que queríamos já começar a preparar o torneio de terra batida. Jogámos seis meses em piso rápido e portanto optámos por nos deitar tarde nesse dia mas acordar já em casa para treinar-mos no nosso sítio de trabalho tranquilos, já da parte da tarde.

Aos treinos em terra batida e trabalhos de recuperação seguiu-se um voo para Buenos Aires às 9h45 do dia seguinte.

Frederico Marques
Já em Buenos Aires, Frederico Marques prepara-se agora para acompanhar a estreia do seu pupilo no quadro principal (o encontro é disputado esta segunda-feira e conta com transmissão televisiva na SportTV) e salienta alguns aspectos mais importantes: “Cerca de trinta minutos antes da competição reunimo-nos os dois para analisar o adversário enquanto o João se prepara fisicamente ao mesmo tempo. Depois de cada treino e jogo de competição fazemos uma análise de treino ou jogo, assim como uma recuperação física (estiramentos, etc).”
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.