Campeã em 2008, Maria Kirilenko é hoje dada como uma das principais baixas do Portugal Open 2014. Inicialmente inscrita no torneio, a popular tenista russa de vinte e sete anos de idade regressou recentemente à competição depois de uma longa ausência devido a lesão mas ainda não se sente em condições de disputar torneios, pelo que anunciou a sua retirada da prova portuguesa.
Actualmente no trigésimo quinto posto do ranking mundial feminino, Kirilenko apenas disputou um encontro oficial desde outubro de 2013 (precisamente na última semana, em Charleston) devido a uma lesão no joelho esquerdo que a tem mantido afastada da competição e não se encontrará em condições de regressar a Portugal para disputar um dos torneios onde já foi mais feliz.
Ainda não são conhecidos muitos detalhes sobre o estado físico actual da bela tenista russa, mas é expectável que esteja também em perigo a sua participação nos torneio de Madrid, Roma, e, até, Roland Garros.
Apesar da desistência de Kirilenko, o Portugal Open continua a contar com um elenco de luxo (o melhor de toda a história da vertente feminina), tendo como principais nomes inscritos na prova os de Roberta Vinci, Carla Suarez Navarro, Samantha Stosur, Anastasia Pavlyuchenkova, Francesca Schiavone, Svetlana Kuznetsova e Daniela Hantuchova, entre outras, às quais se poderá juntar ainda Eugenie Bouchard – que solicitou um wildcard para o quadro principal à organização.