Foi há momentos confirmada a atribuição de um wildcard a Frederico Gil para disputar o quadro de qualificação masculino da vigésima quinta edição do Portugal Open, torneio que tem início este sábado, dia 26, nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
Actualmente com vinte e nove anos de idade, o tenista sintrense ocupa o 936º posto no ranking mundial masculino e foi finalista do torneio no ano de 2010, perdendo na grande final para o espanhol Albert Montanes, que se sagraria então bicampeão da prova.
Esta será a nona participação do antigo número 1 português no maior torneio de ténis realizado no nosso país. Recorde-se que na edição do ano passado, o sintrense de 29 anos foi derrotado na segunda ronda da fase de qualificação pelo compatriota João Domingues, em três sets.
De recordar que o antigo número um nacional e que já atingiu uns quartos-de-final no Masters 1000 de Monte Carlo iria precisar de gastar o ranking protegido – que salvaguarda os jogadores de longas ausências no circuito, mas que tem um número limitado de vezes – para poder jogar na 25ª edição do torneio, podendo assim utilizar esse factor em torneios futuros.