O espanhol Rafael Nadal, considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos em terra batida, revalidou este domingo o título de campeão do Mutua Madrid Open, quarto torneio da categoria Masters 1000 (segundo no pó de tijolo), que distribui cerca de 3 milhões e 600 mil euros em prémios monetários e esta semana foi o ponto de encontro de vários nomes de proa do circuito mundial.
Na final frente ao nipónico Kei Nishikori, que por estes dias vive um dos melhores momentos da sua carreira e disputou em Madrid a sua primeira final em torneios Masters 1000, o canhoto maiorquino levou a melhor na terceira partida ao beneficiar da desistência do adversário devido a excesso de esforço físico quando liderava por 2-6 6-4 3-0, ao cabo de 1h41.
Com este triunfo, o número 1 mundial volta então a inscrever o seu nome na galeria de campeões da competição madrilena e reforça a liderança da lista de tenistas com mais títulos Masters – tem agora 27, ao passo que Federer, o segundo na lista, é detentor de 21. Nadal, que disputou hoje a sua 40ª final em torneios do ATP World Tour Masters 1000, fica assim a apenas dois títulos de igualar o registo de troféus alcançados (46) por Guillermo Vilas – ex-número 2 mundial na década de 70 – no pó de tijolo.
Terminada a aventura na capital espanhola, Rafael Nadal e Kei Nishikori rumam agora até à Cidade Eterna para disputarem o terceiro Masters de terra batida que consta no calendário do circuito ATP. Isento da primeira ronda, Nadal vai iniciar a defesa do título diante do vencedor do embate entre o italiano Filippo Volandri e o francês Gilles Simon, ao passo que Nishikori, que na actualização de rankings de amanhã verá o seu nome no 9º posto da hierarquia mundial (máximo de carreira), terá pela frente o letão Ernests Gulbis, na ronda inaugural.
