27 de setembro de 2013. Foi este o dia em que João Sousa bateu David Ferrer para se apurar para as meias-finais do ATP 250 de Kuala Lumpur (torneio que viria a vencer) e é este o dia que terá de ter em mente quando regressar aos courts do torneio holandês. Afinal, atravessa um bom momento na superfície relvada enquanto o espanhol atravessa uma fase menos positiva, pelo que estão reunidas condições para uma boa batalha e, quem sabe, um novo final feliz para o ténis português.
Com trinta e dois anos de idade, o tenista espanhol soma quarenta e três finais disputadas no circuito profissional, das quais venceu vinte e uma – duas das quais em ‘s-Hertogenbosch, nos anos de 2008 e 2012, sendo que tem no torneio holandês a primeira e única oportunidade de se preparar da melhor forma para o torneio de Wimbledon.
Recorde-se que o português seria cabeça de série do torneio caso tivesse realizado a sua inscrição a tempo. Em prova estão ainda atletas como Fernando Verdasco, Roberto Bautista Agut e Marcel Granollers, espanhóis que completam assim o lote de quatro primeiros pré-designados.
