É certo que a temporada de relva europeia terminou ontem com a final da 128ª edição de Wimbledon, que coroou o sérvio Novak Djokovic como campeão da prova, após bater Roger Federer ao cabo de cinco partidas. No entanto, a acção sobre relva promete continuar esta semana com a realização do Hall of Fame Tennis Championships, vulgo ATP de Newport, uma prova da série ATP 250 que apresenta uma premiação de 474 mil dólares.
No encontro que fechou a jornada, o gigante Samuel Groth (123º) usou e abusou do seu poderoso serviço para determinar o afastamento do norte-americano Donald Young, 5º pré-designado e 70º ATP, por 7-6(7) 6-2, ao cabo de 1h11. Num embate equilibrado, o tenista australiano mostrou-se mais capaz e fez valer a eficácia do seu saque ao disparar 11 ases e apresentar uma percentagem de 93% dos pontos ganhos com a primeira bola, sem nunca ter enfrentado qualquer ponto de quebra.
Dudi Sela (derrotou Michal Przysiezny por 6-1 7-6(2)), Malek Jaziri (d. Ricardas Berankis por 7-5 6-3) e Rajeev Ram (d. Matthew Ebden por 6-2 7-5) são os outros vencedores do dia.
John Isner, Lleyton Hewitt e Nicolas Mahut também participam na prova. O campeão em título é o francês Mahut, que na edição do ano passado derrotou Hewitt, em três partidas, com parciais de 5-7 7-5 6-3. Os três atletas entram em acção na jornada de amanhã, terça-feira.