Os quatro representantes portugueses presentes na fase de qualificação do torneio Future de 10 mil dólares de Xativa, em Espanha, seguiram este sábado caminhos distintos. Henrique Sousa e Artur Completo venceram, ao passo que Nuno Deus e Domingos Sousa Coutinho ficaram pelo caminho.
Henrique Sousa (2242º) não teve dificuldades para se impor perante o indiano Vivek Gautam, carimbando a passagem à próxima ronda através dos parciais de 6-0 6-1. O espanhol Ferran Calvo Eman, 9º cabeça de série do “qualy” é o tenista que se segue.
Artur Completo, 1º pré-designado e 1243º mundial, também não encontrou grande resistência por parte do espanhol David Subira Taboada, que não conseguiu mais do que vencer dois jogos (duplo 6-1 favorável ao português). O canadiano Stefan Frljanic é o próximo adversário do jovem luso.
Em sentido inverso, Nuno Deus, 3º cabeça de série, cedeu diante o espanhol David Gonzalez Rodriguez, por 6-3 7-6(5), enquanto Domingos Sousa Coutinho não conseguiu contrariar o favoritismo do espanhol Sergio Castellon Guasch, 2º pré-designado, que venceu pelos parciais de 6-2 6-3.
Refira-se que João Domingues e Vasco Mensurado tiveram entrada directa no quadro principal de singulares da competição espanhola.