Uma, duas, três. À terceira foi de vez e Rui Machado (que ocupa o 253º posto no ranking ATP) conseguiu finalmente entrar em acção no Challenger de Cortina, em Itália, onde até hoje a chuva havia impedido que a maior parte dos jogos agendados fossem cumpridos com sucesso. Infelizmente, o resultado acabou por não ser favorável ao tenista algarvio, que abandona assim a prova transalpina.
Claramente favorito à vitória neste embate, o ex-número um nacional procurava superiorizar-se ao qualifier italiano Adelchi Virgili (#917 ATP) mas acabou por falhar nos momentos decisivos e perder a concentração na fase final do encontro, saindo derrotado pelos parciais de 6-7(4) 6-4 1-6.
Se no primeiro parcial não se registou qualquer break, apesar das cinco tentativas, no segundo set foi o português quem entrou melhor e conseguiu mesmo vencer um jogo de serviço do adversário para chegar à liderança por 3-1, mas viria a perder a vantagem quando servia por 4-2: com uma dupla falta, a sua 5ª do encontro, Machado colocou-se a enfrentar um ponto de quebra e desta vez não conseguiu sair por cima. Tudo parecia encaminhado para uma nova decisão em formato tiebreak ou, até, um desfecho mais positivo a favor de Virgili, mas Rui conseguiu um break muito importante no décimo jogo para adiar as decisões até à terceira partida, onde se mostrou irreconhecível e não conseguiu contrariar o adversário – sofreu quatro quebras de serviço em quatro jogos.
Estatísticas do encontro:
Rui Machado: 2 ases, 7 duplas faltas, 57% de primeiros serviços colocados (62% desses pontos ganhos), 3 de 7 pontos de break convertidos, 89 pontos ganhos no total.
[Q] Adelchi Virgili: 7 ases, 6 duplas faltas, 45% de primeiros serviços colocados (83% desses pontos ganhos), 4 de 8 pontos de break convertidos, 107 pontos ganhos no total.
Declarações de Rui Machado após o encontro: “Sabia que tinha um adversário imprevisivel e que por momentos podia jogar muito bem. Nos momentos em que ele não jogou tão bem conseguiu compensar com o serviço, mantendo o encontro equilibrado e no terceiro set fez 5 ou 6 pontos impressionantes que não me deram qualquer chance, o que fez com que ele tenha levado a melhor.”
Na próxima semana, Rui Machado irá, ao que tudo indica, disputar o torneio Challenger de San Marino, também em Itália, onde aparece no décimo quarto posto da lista de alternates. A confirmarem-se as actuais posições, o pupilo de André Lopes terá mesmo de disputar a fase de qualificação.
