Em dia de loucos, Nadal perde e é ultrapassado pelo ‘sobrevivente’ Federer

Foi um verdadeiro ‘dia de loucos’. Na jornada desta quarta-feira em Xangai, testemunhou-se a eliminação de um dos principais candidatos ao título, que se seguiu a muitos dos que ainda lutam pela presença no World Tour Finals, e ainda ao desenho da derrota de Roger Federer, que salvou cinco match points rumo à terceira eliminatória para carimbar o regresso ao segundo posto da hierarquia mundial masculina.

Depois de ontem ter anunciado que iria a jogo mesmo após ter-lhe sido diagnosticada uma apendicite, Rafael Nadal não teve armas suficientes para sobreviver ao seu compatriota Feliciano Lopez e saiu derrotado ao cabo de apenas dois parciais, por 3-6 6-7(6), num encontro em que Lopez apontou 15 ases e salvou 80% dos pontos de break que enfrentou.

Em destaque pela negativa estiveram também Stanislas Wawrinka (quarto cabeça de série, 7-5 5-7 4-6 para Gilles Simon), Kei Nishikori (sétimo pré-designado, 6-7[5] 4-6 perante Jack Sock), Milos Raonic (oitavo, que desistiu a 2-5 do seu jogo com Juan Monaco) e Grigor Dimitrov (décimo favorito, que cedeu para Julien Benneteau por 5-7 3-6). Se o suíço está matematicamente — apesar de ainda não de forma oficial — apurado para o ‘Masters’, os restantes continuam na luta e podem ter dado um passo atrás relativamente a Tomas Berdych e Andy Murray.

No entanto, o momento alto do dia acabou por ser o de encerramento da jornada. Numa verdadeira sessão noturna, Leonardo Mayer enfrentava pela primeira vez na carreira o seu ídolo, Roger Federer, e para surpresa de muitos esteve verdadeiramente perto da vitória: foram, sendo precisos, cinco os match points de que dispôs antes de, ao cabo de 2h44′ e com um apoio para o suíço vindo das bancadas, ceder por 5-7 6-3 6-7(7). Mais importante do que a simples passagem à terceira eliminatória é o impacto que o triunfo de hoje terá na próxima atualização do ranking mundial, dado que conjugados os resultados o helvético tem garantido o regresso à segunda posição.

Djokovic, Murray, Ferrer e Berdych sobrevivem a ‘razia’

Se o dia ficou marcado pela forte eliminação de favoritos à vitória no penúltimo Masters 1000 da temporada, a verdade é que alguns dos pré-designados conseguiram dar um ar da sua graça e manter-se em prova. Foram os casos de Novak Djokovic, primeiro favorito, que derrotou Dominic Thiem por 6-3 6-4, e Andy Murray, David Ferrer e Tomas Berdych. Curiosamente, os tres últimos estão ainda na luta por um dos quatro lugares vagos na derradeira prova da temporada e, com as vitórias de hoje, colocam-se em melhores posições.

  • [5] David Ferrer d. Martin Klizan, 4-6 7-6(4) 6-4;
  • [6] Tomas Berdych d. Richard Gasquet, 6-3 6-1;
  • [11] Andy Murray d. Jerzy Janowicz, 7-5 6-2;

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.