Não vai regressar! Afastado do circuito desde julho de 2011, o sueco Robin Soderling, que recentemente sublinhou por diversas vezes que pretendia regressar à competição em 2016, anunciou que vai pendurar as raquetes.
Em carta enviada à comunicação social do seu país, o antigo finalista de Roland Garros revelou que não tem forças suficientes para continuar a lutar pelo regresso aos courts. “Esta carta serve para informar que decidi colocar um ponto final na minha carreira como tenista profissional. Em 2011 foi-me diagnosticado mononucleose e não me apercebi logo da gravidade da doença. Continuei a treinar e a competir com o vírus no meu corpo e a doença tornou-se mais forte”, escreveu o sueco.
Soderling acreditou sempre durante os últimos anos que podia voltar à elite do ténis mundial. “Tenho lutado para recuperar totalmente, mas a doença impede-me de treinar a 100%. Além disso, preciso de descansar sempre que faço esforço físico. Às vezes sentia-me tão mal que não podia sequer sair da cama. Acreditei que podia regressar ao circuito, mas apercebi-me que não seria capaz de voltar a jogar ao nível que exijo a mim próprio. Por isso, decidi encerrar a minha carreira de tenista profissional”, finalizou.
Robin Soderling, de 31 anos, foi número 4 mundial em novembro de 2010, venceu dez títulos ATP e alcançou os quartos-de-final de Wimbledon (2010) e do US Open (2009 e 2010) e a final de Roland Garros (2009 e 2010). De resto, foi precisamente em Paris que o sueco registou uma das maiores proezas da carreira, ao tornar-se no primeiro tenista a levar de vencida Rafael Nadal no Major parisiense.