Terminou com uma derrota a participação de Michelle Larcher de Brito na fase de qualificação do Australian Open 2016. Depois de um regresso aos courts mais de seis meses depois (uma grave lesão no pulso resultara na sua ausência de praticamente metade da última época), a tenista portuguesa de 22 anos não conseguiu repetir o feito de 2013 e despede-se da prova antes do quadro principal.
A disputar o qualifying do primeiro torneio do Grand Slam do ano com ranking protegido, a melhor tenistas portuguesa de todos os tempos entrou no Court 15 com um único obstáculo a separá-la do regresso à elite em Melbourne Park: a ucraniana Maryna Zanevska (#146), contra quem, apesar de várias tentativas, não conseguiu criar dificuldades suficientes para sair de Melbourne com o resultado desejado, saindo assim derrotada, por 6-3 7-5, num encontro em que a número 1 nacional serviu a 5-3 no segundo parcial.
Depois de duas primeiras rondas bastante distintas — na estreia, entrou mal e foi forçada a uma terceira partida, enquanto no segundo embate conseguiu sair vencedora em parciais diretos –, Larcher de Brito não foi tão consistente na sua pancada de serviço (Zanevska aproveitou seis dos dez pontos de break de que dispôs) e não conseguiu compensar no capítulo da resposta, onde apesar das nove oportunidades para quebrar o serviço da adversária apenas conseguiu aproveitar três.
Esta é a quarta vez que Michelle Larcher de Brito sai de Melbourne com uma derrota na fase de qualificação, repetindo o resultado de 2012 (em 2009 e 2010 ficara-se pela segunda e primeira ronda do qualifying, respetivamente); 2013 foi o único ano em que conseguiu ter acesso à grelha principal.