Depois de uma jornada em que os encontros não tiveram grande emoção, esta quarta-feira ficou marcada pelas estreias complicadas de Angelique Kerber e Roberta Vinci e ainda pelo fácil triunfo da terceira candidata ao título, Garbiñe Muguruza. O dia ditou a conclusão da primeira eliminatória e o inicio da segunda no Porsche Tennis Grand Prix, em Estugarda, na Alemanha.
Campeã em título e a defender o estatuto de segunda pré designada, Angelique Kerber não teve tarefa nada fácil no seu encontro de estreia (2.ª ronda). Com a compatriota Annika Beck pela frente, a qual já havia derrotado por uma ocasião (na caminhada para o título no Australian Open), e o claro favoritismo do seu lado, Kerber entrou algo nervosa e errática mas recuperou a tempo de concluir o encontro com os parciais de 4-6 6-1 6-3, acabando também por conseguir um saldo positivo entre winners (46) e erros não forçados (31).
Quem também seguiu para os quartos de final foi a italiana Roberta Vinci. A veterana de 33 anos precisou, igualmente, de recorrer a uma terceira e decisiva partida para derrotar a número 29 mundial Ekaterina Makarova, por 7-6(3) 4-6 6-4, igualando assim o frente a frente entre as duas tenistas (3-3).
Tarefa bem mais fácil teve a espanhola Garbiñe Muguruza, que precisou de apenas dois sets para derrotar Timea Babos, por 6-2 6-2, num encontro em que quebrou por seis ocasiões o serviço da sua adversária e conquistou 58% (71 em 122) dos pontos disputados.
Destaque ainda para a eliminação de Lucie Safarova aos pés de Karolina Pliskova naquele que foi o encontro mais equilibrado do dia, por 7-6(4) 4-6 7-5, e ainda para a excelente estreia da campeã da edição de 2011, Julia Goerges, que venceu a mais cotada Alizé Cornet por 6-4 6-0.
Pode consultar aqui o quadro com todos os resultados actualizados.