Dois em um: Título e top-100 em dia glorioso para Gastão Elias

Gonçalo-Falcão
Fotografia: Cirilo Vale

Gastão Elias fez na tarde deste domingo aquilo que a sabedoria popular chama “matar dois coelhos de uma cajadada só”. O número 2 nacional não só arrecadou o título de campeão de singulares do Challenger de Turim, em Itália, como vai ver o seu nome inserido no lote dos 100 primeiros da hierarquia mundial na atualização de rankings desta segunda-feira.

Depois de três duelos discutidos numa terceira e decisiva partida, Gastão Elias (117.º) assinou uma vitória tranquila na jornada de ontem, mas neste domingo voltou a puxar dos galões e só descansou quando, galhardamente, colocou as mãos no troféu, o quinto da carreira à passagem da 13.ª final no circuito Challenger. A vitória de hoje foi conseguida em três partidas muito disputadas, por 3-6 6-4 6-2 (2h16), frente ao espanhol Enrique López-Pérez (300.º), num embate em que as condições atmosféricas não foram de todo as melhores para a prática da modalidade (muito vento).

O tempo agora é celebração, não só pelo título conquistado mas também pela entrada no top-100 pela primeira vez na carreira (será 94.º ou perto disso), cumprindo-se assim um objetivo que Elias já perseguia há bastante tempo. Na próxima semana, o português estará no Clube de Ténis do Estoril a disputar o Millennium Estoril Open, onde terá a oposição do veterano Paul-Henri Mathieu, ex-número 12 ATP, na primeira ronda.

Para a história do ténis português fica o dia 24 de abril de 2016 e a certeza que, a partir de amanhã, Portugal voltará a contar com dois representantes no tão apetecível top-100 (João Sousa é o 34.º), algo que já não acontecia desde abril de 2012 (Fred Gil e Rui Machado).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share