Depois da vitória em Roland Garros, esta época, há apenas dois grandes títulos que escapam a Novak Djokovic: o Masters 1000 de Cincinnati (o único torneio da categoria que ainda não conquistou) e… O ouro olímpico. E foi precisamente sobre a medalha mais prestigiante que o sérvio falou a meio dia do sorteio dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
“Provavelmente seria a maior conquista da minha carreira”, disse Djokovic sem lugar a hesitações durante a entrevista coletiva no último dia antes do sorteio dos quadros. “Tenho que me manter humilde e ser muito cauteloso. Preparei a minha cabeça para estes Jogos Olímpicos.”
De regresso ao torneio olímpico depois de uma passagem por Londres que terminou com a derrota para Juan Martin del Potro no encontro de atribuição da medalha de bronze, Djokovic afirmou jogar “sempre com o meu coração quando defendo o meu país. Nos desportos individuais os atletas não se sentem muito parte das equipas oficiais e por isso os Jogos Olímpicos são muito maiores do que o ténis. Ainda assim, são na mesma um torneio de ténis. Se ganharmos, continuamos; se perdermos, estamos fora; isso faz com que nos foquemos nos encontros.”
O sorteio dos quadros principais dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro está marcado para as 15h desta quinta-feira em Portugal Continental. Será também esta quinta-feira que terá lugar a cerimónia de abertura da competição, no Estádio Maracana.