Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão a correr de feição a Rafael Nadal. Ausente dos courts desde Roland Garros devido a uma lesão no joelho, o tenista maiorquino já soma sete vitórias e tem garantida a conquista de pelo menos uma medalha, como resultado do apuramento para a final de pares masculinos.
A jogar ao lado do muito experiente Marc Lopez, que esta época, aos 34 anos, se estreou a vencer torneios do Grand Slam ao terminar de forma invicta a caminhada na terra de Paris com Feliciano Lopez, selou a sua sétima vitória nestes jogos com os parciais de 7-6(1) e 7-6(4) perante Nestor e Pospisil — os canadianos responsáveis pela eliminação de João Sousa e Gastão Elias.
Com o triunfo, os dois tenistas espanhóis já sabem que, mesmo que percam o próximo encontro, ficarão com a medalha de prata. Para chegarem ao ouro, terão de ultrapassar os romenos Horia Tecau e Florian Mergea. E pode haver mais para o mais bem sucedido dos dois tenistas espanhóis: já com 7 vitórias “no bolso”, Nadal está nos quartos de final de singulares e o triplo ouro ainda é possível, caso vença os… Oito encontros que teria de disputar.
Recorde-se que a participação de Nadal (medalha de ouro em singulares no ano de 2008, em Pequim) chegou a estar em risco devido à lesão no pulso que o manteve afastado da competição nos últimos dois meses e meio. Há quatro anos, o “touro” falhou os Jogos Olímpicos de Londres, onde iria “defender” o título, devido a problemas no joelho.