Uma das rivalidades mais bonitas do desporto. Elogios entre Rafa Nadal e Roger Federer foram uma constante durante a inauguração da Academia de Rafa Nadal e no meio de muitas confissões, a maneira como cada um se dirigiu ao outro tocou todos no mundo do ténis, com Federer a tecer rasgados elogios ao maiorquino, elogiando a capacidade de luta do seu maior rival, admitindo mesmo que tem sido uma inspiração.
“Acho maravilhoso teres levado a cabo esta jornada e dares algo de volta às crianças. Tenho visto muitos jogadores que trabalham muito e servem de inspiração ao longo dos meus 17 anos no campo mas tens sido sem dúvida o mais influente e inspirador e fizeste de mim o jogador que sou hoje com a tua direita, spin e intensidade”, confessou durante o seu discurso.
“Fizeste com que me reinventasse. Vejo-te a preparar para treinos e torneios da mesma forma, com a mesma intensidade, algo que eu não consigo fazer porque a minha mente nao é assim e admiro-te muito por isso e desejo-te saúde, que é o mais importante”, continuou o vencedor de 17 títulos do Grand Slam, que tem estado afastado dos courts devido a lesão e que se tem inspirado no espanhol para voltar aos courts da melhor maneira possível
“Não sei como é que vai ser o meu regresso, mas posso inspirar-me em ti. Já o fizeste imensas vezes. Estou a atravessar a minha primeira lesão. Tem sido bastante fácil, tenho aproveitado o tempo em casa e com a família mas não sei como é que vai ser quando voltar. Sei que não é fácil mas sempre o fizeste parecer, e conseguiste voltar ao top 10, top 5 e a número um e vou pensar nisso quando regressar ao circuito em janeiro”, concluiu o suíço.