Kitzbühel: Recuperação categórica coloca João Sousa nos quartos de final

Na raça… Outra vez! Dois dias depois de derrotar Mikhail Youzhny num encontro com vários momentos épicos, João Sousa voltou a ser, esta quarta-feira, protagonista de um duelo épico (agora frente a Paolo Lorenzi, campeão em título) em Kitzbühel e já está nos quartos de final do ATP 250 austríaco.

Frente a frente com o campeão em título do torneio pela 3.ª vez na carreira — tinha ganho os dois encontros anteriores –, João Sousa (62.º do ranking) encontrou em Paolo Lorenzi (36.º) um osso duro de roer e foi uma vez mais forçado a uma grande batalha, que só ficou concluída ao cabo de 2h28.

Isto porque o encontro foi tremendamente disputado: o primeiro set não conheceu qualquer break e só ficou decidido no tiebreak, com o segundo parcial a ser também ele muito equilibrado. Lorenzi esteve, aliás, em boa posição de conseguir a vitória, dado que chegou a liderar por 7-6 e 4-2, mas um break conseguido ao oitavo jogo devolveu a esperança ao português de 28 anos, que com uma série de quatro jogos consecutivos igualaria o confronto.

Envolvido uma vez mais numa medição de forças levada aos extremos, João Sousa reagiu melhor ao “prolongamento” do encontro. Com uma quebra a 2-1 do terceiro set, colocou-se pela primeira vez na frente do marcador e soube manter a vantagem para não mais correr atrás de Lorenzi. Desta vez, era o português quem tinha o comando e o resultado assim ficaria até ao 6-7(4), 6-4 e 6-1 final. Que vitória, mais uma!

Os triunfos sobre Mikhail Youzhny e Paolo Lorenzi, dois jogadores muito experientes e credenciados, colocam João Sousa nos quartos de final de um torneio ATP 250 pela segunda semana consecutiva. Mas há mais: a vitória de hoje é a primeira do vimaranense sobre um jogador do top 40 desde o mês de janeiro, e segunda da temporada.

Gerard Melzer, da Áustria e atual número 150 do ranking ATP, é o próximo adversário de Sousa. O português e o irmão de Jurgen Melzer mediram forças por uma vez, na Taça Davis (em Guimarães 2016), com o jogador luso a vencer com 6-1, 7-5 e 6-2. O quadro pode ser consultado aqui.
Total
0
Shares
Total
0
Share